#40 – Sapiens: Uma breve história da humanidade

19/04/2021 4 Por TR

Autor: Yuval Noah Harari
N° Páginas: 464
Nota: 5/5

Parabéns ao Noah, Sapiens é um dos pouquíssimos livros de história e acontecimentos históricos que me prenderam do inicio ao fim, minto, não digo pouquíssimos, digo único mesmo. Sapiens é um livro impressionante e com uma narrativa fluida e contagiante. Eu sempre gostei um pouquinho de história, mas nunca me interessei por acontecimentos tão antigos, como na época dos Nedandertais ou o começo da dominação do Homo Sapiens, mas Noah veio pra quebrar isso, ele começa introduzindo uma história simples que nem os livros de história didáticos da sua sétima série, mas do nada você se pega interessando, questionando ou se perguntado porque aquilo aconteceu, ele traz uma narrativa tão investigativa que você mergulha com ele pra investigar também. Mas de novo, não para por aí, Noah conseguiu fazer com que eu não só ficasse interessado por homens da caverna, mas por toda sua evolução até os dias de hoje, e não só ele, a evolução da agricultura, animais, deuses, guerras, sociedades, economia tudo! tudo vai se desenvolvendo numa narrativa linear e sem muitos saltos de uma forma interconectada e interessante.

Leiam Sapiens, é um livro feito na medida pra quem quer ter uma viagem rápida pelos acontecimentos do mundo. É um livro grande e demorado? Sim é, mas as ironias e as brincadeiras de Noah tiram esse peso, sem falar dos questionamentos e indagações que ele deixa pelo caminho que são um baita banquete para reflexões.

Não vou só elogiar também, há vezes que o autor acaba enrolando demais em um assunto ou passa rápido demais por outro, mas acho que talvez isso vai mais da percepção pessoal de cada um. Eu, como gosto muito de assuntos sobre economia, capitalismo e dinheiro, achei essas partes super interessantes e li numa tacada só, pisquei e acabou, já assuntos que eu não tinha muito interesse como religiões ou revoluções eu começava devagar, mas logo entrava nos trilhos e não parava de ler também rsrs

É, eu estava procurando algo pra criticar Sapiens nessa resenha rápida mas não achei rsrs. Ahhh, pera, o começo, o começo dele é devagar mesmo (engatinhando na verdade), é como se fosse um carvão sendo acendido, demora um pouquinho, mas depois que pega no tranco o negócio só vai hahaha.

Termino esse post reformando essa super recomendação: leiam Sapiens!

TR