#15 – Reserva de Oportunidade, porque eu tenho

24/08/2020 14 Por Papo TR

Fala galera, blz?

Pra quem não me acompanha no youtube recentemente compartilhei um estudo sobre a vantagem (ou não) de se ter uma reserva de oportunidade. O estudo na verdade vai além, ele pega essa reserva e aplica em fundos absolutos do mercado e mede a rentabilidade entre essa estratégia e a estratégia do preço-médio (aporte constantes).

Pra quem não viu é melhor dar uma assistida porque a conclusão dela é importante pra discussão desse post.

Pois bem, como já disse, alguns desses vídeos são pra amigos meus e dois deles especificamente me perguntaram se eu tinha ou não reserva de oportunidade. Eu respondi que sim e eles ficaram com cara de “uê?! Mas no vídeo a conclusão é que não vale a pena ter“. Sim, é verdade, o estudo conclui que não vale a pena ter a reserva, mas nem tudo que alguns estudos ou opiniões embasadas que temos por aí nós temos que acatar não é mesmo?

Primeiramente, respondendo mais diretamente ao vídeo, eu não acho a forma que ele conduziu o estudo muito boa, foi muito 8/80, ou é uma ou é outra, e muitos sabem aqui que podemos facilmente nos adaptar pra fazer uma mescla das duas. Tecnicamente eu faço aportes mensais, mas tento não aporta tudo, talvez uns 85% eu aporto e 15% eu guardo e mando pra reserva de oportunidade, porquê?

Porque essa reserva me deixa seguro financeiramente! Não, não estou falando da reserva de emergência, essa está guardada e lacrada como todos nos sabemos, o “seguro financeiramente” é mais contra grandes quedas e efeito psicológico, sim, investir pra mim é mais psicológico do que técnico ou prático. Passamos mais tempos pensando, refletindo, estudando do que aportando, enquanto pensamos por, sei lá, uma semana pra comprar uma empresa, nos compramos ela em menos de 5 min. 


Ter uma reserva de oportunidade faz eu ter uma mente mais tranquila perante as incertezas do mercado. Pra quem não sabe, ter dinheiro em caixa é uma das formas de não se abalar em grandes quedas, além de ser uma das formas de aproveitar essas grandes quedas também. Não sou de acompanhar notícias, não sou de querer ficar prevendo tendências de mercado, “vai subir”, “vai cair”, sinceramente eu tenho minha opinião pessoal sobre o momento atual mas a minha opinião é bosta nenhuma pro mercado, faz diferença alguma, não influencia nada e não devia influenciar os meus investimentos também, tentar acerta tendências só vai te deixar enviesado caso acerte ou decepcionado caso erre. Tem que ser equilibrado consigo mesmo, ter estratégia que lucre tanto pra cima quanto pra baixo, ser convexo, ser antifrágil.

A questão da SUA estratégia de investimento é ser compatível com SEU perfil e que TE traga segurança, abraçando a incerteza ou não. Portanto, me sinto bem tendo uma reserva de oportunidade pois ela é uma das formas que tenho pra me proteger de quedas, mesmo elas existindo ou não.

“Mas TR, tá comprovado lá que a rentabilidade de quem tem reserva de oportunidade é menor!”

Concordo, mas pra quem leu meu último post sobre Benchmark sabe que não estou atrás da melhor rentabilidade ou de me comparar com o mercado, estou atrás apenas do que acho ideal pra mim, meus 1% ao mês, se o mercado faz muito mais que isso, ok, legal! Mas cuidado pra não se animar demais. Se eu já consigo ter uma média de 1% ao mês por 5 anos e consigo isso tendo uma reserva de oportunidade pra manter a mente calma, então continuarei fazendo isso até ter algo forte que mude minha opinião (não posso ser firme demais também, sei muito bem que opiniões são dinâmicas assim como investimentos, no momento que eu mudar de opinião não tenho vergonha de mudar meus investimentos também).


Pensem nisso, invistam da forma que fique mais confortável pra vocês, mesmo sendo algo comprovado ou não, o investimento é seu, o dinheiro é seu, é sua vida, sua IF, mas tenham sempre uma mente aberta e crítica pra aceitar visões e opiniões diferente. 

É isso!

TR